Select Page

Segundo fontes oficiais, os processos de nacionalidade portuguesa demoram entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final do cidadão português.

Já os pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão ronda os 2 e os 4 meses.

Isto se o processo estiver completo e correto desde o início e não for necessário pedir documentação complementar!

Mas atenção: estes prazos não são certos! São uma média apenas.

Somos muitas vezes surpreendidos com processos que demoram mais tempo do que o esperado e outros que pareciam complexos e foram processados num ápice!

Isto depende de uma série de fatores que são imprevisíveis, como a Conservatória que analisa o processo, a sua carga de trabalho, pequenos pormenores na documentação que podem suscitar dúvidas a um conservador e não a outro, etc.

Daí que seja importante uma boa análise prévia de toda a documentação, que deve ser feita EXCLUSIVAMENTE por advogado com registo junto da Ordem dos Advogados Portuguesa (poderá confirmar em https://portal.oa.pt/advogados/pesquisa-de-advogados/) e que seja experiente em processos de nacionalidade portuguesa.

Se quiser saber mais informações sobre o processo de nacionalidade portuguesa e que serviços prestamos, entre em contacto